MINISTÉRIO DE CAPOEIRA ABA PAI

O Ministério de Capoeira Aba-Pai  nasce em 1996 na Igreja Renascer  Tremembé na Zona Norte de São Paulo. Seu primeiro Líder Geral foi Pastor Maurício, posteriormente Pastor Ricardo Toporcov, e atualmente o Mestrando Hélio Dendê é Líder Geral deste Ministério, tendo como braço direito o Professor do Ministério e amigo, Pastor Miguel como Vice Líder do Ministério .

Desenvolvemos um trabalho onde enfatiza-se a ação sócio-educativa,  com base Ministerial dentro das Igrejas Evangélicas  e espaços que tenham disponibilidade para tais ações.

Atuamos fortemente no campo arte educacional com atividades interdisciplinares com base na capoeira, como : o lúdico e a recreação com brinquedos populares, cantigas, jogos e brincadeiras de roda e culturais, através do resgate de manifestações folclóricas como, o Bumba Meu Boi, o Côco, o Samba de Roda, as Danças Afro, o Jongo, os Cacuriás, o Xote e o Maracatu .Promovemos cursos, oficinas e work-shops em clubes, escolas, universidades, academias e ONGs.

Desenvolvemos a Capoeira Contemporânea, que assim como a dança contemporânea é algo que instiga desafios e aprimoramentos com fundamentações em suas raízes. Com o passar do tempo e com a evolução de muitas áreas, culturais da arte e dos esportes, a capoeira não poderia ficar para trás, desde a criação da Luta Regional Baiana (Capoeira Regional) nos anos 30 por Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba que foi considerada a Capoeira Moderna até os dias de hoje, muita coisa mudou, no sentido de que a necessidade de aprimorar as técnicas, o ritmo e a expressão, levará a nova geração de capoeiristas a buscarem um maior conhecimento teórico e prático do que fazer para o crescimento positivo da Capoeira no Mundo, consolidando assim, a força da capoeira como instrumento de Arte Evangelismo.

Damos grande ênfase às questões fisiológicas e biomecânicas, onde pesquisamos e aprimoramos aqueles movimentos que poderiam machucar de alguma forma o corpo dos praticantes sendo trabalhado e adaptado para que desta forma se consiga uma melhor postura, facilitando assim o processo biomecânico, fisiológico e educacional.


HISTÓRICO DO MESTRANDO HÉLIO DENDÊ - LÍDER GERAL DO MINISTÉRIO DE CAPOEIRA ABA PAI

Comecei a praticar capoeira efetivamente em 1994. Aceitei a Jesus na Igreja Assembleia de Deus, Ministério do Belém, no bairro da Penha, em São Paulo em 1998, mas me desviei. Voltei à igreja em 2001, por intermédio do Ministério de Capoeira ABA PAI.

 Ouvi falar desse ministério, fiquei curioso e fui atrás, onde por um ano fui ministrado até me reconciliar com o Senhor e começar realmente a servi-lo e fazer parte do Ministério de Capoeira Aba Pai como professor.

Comecei na Capoeira tradicional em 1989 com raízes do Farol da Barra do Rio de Janeiro com o saudoso Mestre Zézinho e posteriormente com Professor Cherry no Grupo Ginga Meu Mestre no Jardim Irene em Guaianazes, zona Leste de  São Paulo.

Então em 1994 ingressei no Grupo Angola e Regional no Bairro da Penha/SP, Treinando com o Professor Durma que era aluno do Mestre Delicado que por sua vez foi Aluno do saudoso Mestre Mirão de Guarulhos, discípulo de Mestre Silvestre (discípulo de Mestre Bimba), o Grupo mais tarde veio a chamar-se Gingarte mantendo também a Linha da capoeira Angola do saudoso Mestre Caiçara.

Em 1998 ingressei no Grupo de Capoeira Revolucionário com Professor Renato ( Morcegão) com o qual tive a oportunidade de começar a atuar como arte educador com um trabalho em ONGs e instituições de educação, cultura , esportes e artes.

No ano 2000 ingressei no Grupo/Ministério de Capoeira ABA PAI em Santana/SP que segue a linha de capoeira Contemporânea que busca o aprimoramento das técnicas da capoeira, trabalhando todos os estilos sem perder seus fundamentos e tradições, nesta época recebíamos aulas de vários colaboradores da ABADA Capoeira, Professor Ruan, Professor Gel, Graduado Gavião. 

Obtivemos grandes aprendizados com o amigo e Professor Piu e seu aluno Graduado Alemão da Capoeira Brasil na época, também de irmãos em Cristo como Professor Maromba, Graduada Leaõzinho (Carlinha) na época da Axé Capoeira e posteriormente Graduada do Aba Pai, Graduado Pipoca (Fernandinho), Graduado Déda e Professor Alex, o qual atuou como Professor do Ministério de Capoeira Aba Pai por algum tempo.

Atualmente temos forte ligação com vários mestres capoeiristas de Cristo e em especial com Mestre Antônio Fundador do Ministério de Capoeira Jovem e forte.


SOMOS CAPOEIRAS DE CRISTO 

Somos capoeiras de Cristo,Expressando nossa fé em Jesus,O Mestre dos mestres, o nosso Criador, Respeitando a todos e mostrando o verdadeiro amor.Que vem de Deus que derramará sobre nós sua forte correnteza de Águas,Águas Vivas que descem de Seu trono. 

A capoeira é como a natureza, Seus movimentos vão e vem como as folhas das árvores, Que o vento leva para onde quer. 

Arte de luta e dança brasileira que leva seu praticante, A uma nova vida com saúde e liberdade, Onde a filosofia cultural abrange todo seu ser.

Passando a quem a vê, uma contagiante energia, Que desperta a vontade de se aproximar da roda, E compartilhar essa grande e rica expressão brasileira, Um presente de Deus, Daquele que nos oferece rios, Rios de água viva, Que podem saciar-nos eternamente.

 Sua musicalidade com forte cadencia rítmica, Leva o corpo do capoeirista Cristão ao jogo, E este o transforma em Louvor e Adoração a Jesus Cristo, Recebendo assim, a Força do Espírito Santo de Deus, Que nos enche e nos direciona, Conforme Sua boa, perfeita e agradável vontade.    

                                                                                                                                                                                                                    Autor: Mestrando Hélio Dendê

free templates
Crie um site gratuito com o Yola.